A caixa de papelão para envio é um dos itens mais importantes para lojas, sejam elas físicas ou online.
É por isso que a escolha de uma embalagem é de extrema importância para qualquer negócio, afinal ela precisa ser resistente e proporcionar segurança, proteção e integridade do conteúdo
Os Correios foram responsáveis por desenvolver o padrão de embalagens recomendadas, contribuindo para uma maior conveniência na aquisição de caixas e envelopes que proporcionam uma maior integridade nas encomendas.
Dessa maneira, tanto o mercado quanto os consumidores ficam orientados sobre a comercialização de caixas e envelopes no padrão dos Correios, facilitando o momento da escolha de caixa de papelão para envio.
Preparamos um guia para você saber quais são as recomendações e dicas na hora de escolher a sua caixa de papelão. Leia o texto a seguir e confira como garantir a integridade dos seus itens com a embalagem certa para envio!
Conheça os padrões e especificações da caixa de papelão para envio
Além das caixas de papelão para envio, entende-se por embalagem os materiais utilizados para envolver, conter, proteger, movimentar, entregar e apresentar mercadorias de todos os tipos.
Elas são fundamentais para assegurar a integridade e qualidade do material que nela está contido.
As especificações técnicas são documentos que definem parâmetros para as embalagens e caixas para envio. Esses parâmetros são atributos dimensionais, visuais, materiais e funcionais.
Os correios contam com um documento chamado “Guia Técnico de Embalagens Recomendadas pelos Correios” que pode lhe ajudar na hora de conferir se a sua embalagem se enquadra nos padrões. Clique aqui e acesse agora!
Para acertar na sua escolha, também é fundamental entender como funciona a estrutura do papelão ondulado, o qual influencia diretamente na segurança do produto e no preço cobrado pelo transporte.
Normalmente, as caixas de papelão são produzidas a partir de 3 elementos principais:
- Parede Externa: é a parte de fora da caixa, que possui a função de revestimento e proteção.
- Miolo: é a parte interna do papelão, onde estão as “ondas”. Essa camada é formada por um papelão mais grosso disposto de forma ondulada, definindo fatores como amortecimento e resistência da caixa.
- Parede interna: em alguns casos ela é feita de um material menos rústico do que a parte externa.
Outro ponto importante sobre a caixa de papelão para envio é o seu tamanho. Ele deve ser levado em consideração em relação ao tipo de produto que a sua loja vende e também em relação à quantidade de produtos por pedido que costumam sair.
A recomendação é que o espaço interno da caixa seja suficiente para acomodar os objetos sem muitas folgas, sobrando espaço apenas para pequenos vãos que precisam ser preenchidos por algum material capaz de evitar impactos que danifiquem o conteúdo.
Exemplo de materiais são o plástico-bolha, placas de isopor e pedaços de papelão.
Uma boa dica é utilizar a caixa adequada para cada caso, afinal se ela for muito maior do que o produto, o frete pode sair caro de uma forma desnecessária. Por isso, evite enviar suas encomendas em caixas muito grandes se o seu produto não requer embalagens desse tipo.
E aí, gostou das dicas e recomendações sobre a caixa de papelão para envio? Em nosso blog você encontrará mais dicas e informações como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo!
Siga a Embalando Soluções no Instagram e fique por dentro das novidades.
Até a próxima!