O papelão ondulado é um grande aliado do consumidor e do lojista quando se trata de envios e entregas de produtos.
Isso acontece porque ele possui propriedades capazes de proteger o conteúdo das embalagens contra os mais diversos tipos de agentes externos, fazendo com que a qualidade do produto não seja prejudicada no transporte.
Além disso, ele também é um protagonista quando o assunto é sustentabilidade.
A reciclagem de papelão ondulado ajuda a reduzir o despejo de resíduos em aterros. Com base nisso, o processo de reciclagem permite melhorar a limpeza do meio ambiente e promove um ambiente mais saudável para o desenvolvimento da vida humana.
Leia o texto a seguir e descubra mais sobre os principais benefícios da reciclagem do papelão ondulado.
Os benefícios da reciclagem do papelão ondulado
Alguns tipos de papelão são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, enquanto a maioria conta com algum nível de reciclagem em sua composição.
Já o papelão ondulado virgem é produzido a partir de fibras de celulose virgem, tornando-se mais resistentes e sem odores.
As caixas da Embalando Soluções são feitas dessa maneira, e também são amigas do meio ambiente!
Os materiais que compõem a caixa de papelão são biodegradáveis, e por isso contribuem com o meio ambiente. Elas oferecem soluções práticas e sustentáveis, tornando-as “embalagens verdes”.
Uma das principais vantagens é a reciclagem, um processo fundamental para a preservação do meio ambiente capaz de evitar o desperdício de recursos naturais, reaproveitando o papelão ondulado como matéria prima na produção de novos produtos.
O uso de materiais renováveis
O uso de aparas de madeira com alto percentual de conteúdo reciclável durante os processos de produção do papel são o que garantem o seu caráter renovável. Elas normalmente são provenientes de pinheiros.
Por serem capazes de crescer mais rapidamente do que árvores de madeira dura, além de suas qualidades recicláveis, os pinheiros contam com uma madeira que pode ser gerenciada e colhida de forma sustentável, promovendo o uso de materiais renováveis.
Normalmente, os pinheiros utilizados na produção do papel e da celulose são pertencentes a programas de reflorestamento, e dessa forma colaboram com iniciativas sustentáveis.
Como funciona a reciclagem do papelão ondulado?
O processo de reciclagem envolve a separação do papelão ondulado que será enviado para a coleta seletiva. O material recebido pelas cooperativas é separado dos resíduos recolhidos e encaminhados para as indústrias de fabricação de papel ou embalagens.
Posteriormente, ele é colocado em uma espécie de liquidificador gigante onde será triturado para que as fibras de celulose sejam separadas.
Essas fibras são misturadas com água, virando uma massa homogênea que passará pelo processo de centrifugação. Essa etapa ajuda na remoção das impurezas como a areia, cola e outros resíduos.
Além disso, são realizados alguns processos químicos para retirar tinta e clarear o papelão, além de deixá-lo mais rígido.
Por fim, a “massa” é prensada e dá origem a uma nova folha de papelão, que pode ser utilizada na fabricação de novas embalagens de papel ou afins.
E aí, gostou de entender melhor sobre as vantagens e o processo de reciclagem do papelão ondulado? Em nosso blog você encontrará matérias como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo.
Siga a Embalando Soluções no Instagram e fique por dentro das novidades.
Até a próxima!